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terça-feira, 1 de abril de 2014

Traumatologia Forense



- É o estudo das lesões traumáticas, causadas de forma violenta, com o intuito criminal ou até mesmo acidental.
- Esse estudo pode permitir distinguir se a lesão foi em legitima defesa, ou fora uma lesão dolosa ou culposa.
- O estudo das lesões contribui para a elucidação de casos em processos penais, e para a emissão de sentenças. Dessa forma é necessário analisar todas as lesões formadas e discriminar quais e como eram as lesões.
* Na avaliação de corpo de delito, é necessário que o médico legista examine e descreva o que encontrara na lesão e confronte com o que a vitima lhe informara. Ou seja, verificar se o relato da vitima confere com a lesão.
- A gravidade da lesão indica a intenção do agressor em colocar o agredido sob o risco de morte.
* É necessário avaliar se a lesão deixará sequelas, o que agravam a pena do agressor.
Antes de entrar nos tipos de traumas, resumo abaixo alguns conceitos de Medicina Legal.

Conceitos em Medicina Legal (ML)

1 - Vestígios: Marca ou rastro que algo ou alguém deixa por onde passa.
2 - Evidência: é o vestígio que tem correlação com o ato delituoso. (Ex.: buraco da bala, rastro do pneu no corpo, escoriação, etc.).
3 - Prova Técnica: é a evidência avaliada por método cientifico
4 - Corpo de Delito: a peça principal que sofreu a lesão, ou seja, quem ou o que sofreu o delito. (Ex.: vitima, corpo, etc.)
5 - Indício: conjunto de evidências que permitem formular uma história ou circunstância./ A própria história.
* São avaliados todos os danos feitos a vitima, e são julgados pelos mesmos. São julgados todos os danos, cortes, contusão, mutilação, etc. O criminoso é julgado e condenado pelas lesões causadas.

Gravidade da Lesão (Níveis)

- Leve: recuperação em até 30 dias e sem sequelas.
Ex.: um soco, um tapa no rosto, e pontapé, que não gera fraturas e nem afaste o individuo do seu trabalho.
- Grave: recuperação em até 6 meses e pode deixar sequelas temporárias.
Ex.: fraturas não exposta, nesse caso o individuo ficará afastado de suas atividades. E o agressor deve arcar com os custos médicos e também ocupacional.

- Gravíssima: gera sequelas irreversíveis causando a perda do órgão ou membro afetado. Ou ainda afetar sua função.
Ex.: Aborto provocado, atropelamento com mutilação de membro, inalação de substancias toxicas no trabalho (tolueno, radiação) que deixa sequelas pulmonares.
Numa agressão à gestante, onde acarrete no aceleramento do parto, com natimorto é considerada lesão corporal gravíssima; Se a aceleração de parto induz nascimento de criança viva lesão corporal grave; Se não houve aceleração de parto e se for resolvido em 30 dias lesão corporal leve.
O tempo de verificação é de 15 dias; se a lesão permanecer por mais de 15 dias pode indicar risco de sequelas permanentes e de ser assim examinada com maior destreza.

 Tipos de Laudo de Lesão Corporal (tempos)

- Prévio: realizado na primeira vez após a lesão.
- Evolutivo: Após 15 dias a vitima retorna ao IML para verificar o andamento/resolução da lesão.
·         A lesão pode estacionar, indicando maior gravidade da lesão, então o médico legista pede outros retornos até emitir o laudo definitivo.
- Definitivo: Laudo finalizado.
*Quando ocorrem lesões crânio encefálicas, alem de exames clínicos, são solicitados exames de imagem. E o paciente tem observação mais detalhada.
*70% do trabalho no IML são em pessoas vivas, e 30% em pessoas mortas.
*O Laudo deve conter todas as lesões traumáticas e detalhadas, com o tipo de lesão [cortante, contundente, etc.]; forma, profundidade e extensão [3D]; Predominâncias da lesão; Morfologia da lesão [aspecto da lesão e local, se circular, espiral, etc]; lesão fisiológica [perda de função de um órgão interno mas não aparente]; lesão mental [ex. pedofilias gera lesões psicológica]

Categorias de Lesão

- Forma passiva: o corpo vai de encontro ao objeto da lesão.
Ex.: Suicídio, trombadas, etc.
- Forma ativa: o corpo recebe o objeto da lesão.
Ex.: Facadas, tiro, etc.

Agentes da Lesão

São os métodos, equipamentos ou substancias capazes de provocar lesões. Sendo estes:

Agentes Biológicos
Podem causar lesão (infecção, inflamação, por exemplo).
Por bactérias, fungos, vírus, protozoário, etc.

Agentes Químicos 
Ácidos Fortes e/ou Bases Fortes.
- Podem gerar envenenamento
- Agentes químicos sólidos, líquidos e gasosos.
- asfixia por inalação de gases, o gás liga-se covalentemente com a Hb, impedindo que esta se ligue ao O², dessa forma o individuo não consegue levar o gás O² aos tecidos, gerando asfixia, hipóxia.
- A asfixia por gás butano (de cozinha) é muito comum, e também muito perigoso, ele se liga a Hb de forma covalente.
* Vitriolagem: queimadura por Ácido Sulfúrico.

Agentes Físicos 
- Causadas por calor, frio e eletricidade.
Calor Seco ou Úmido e Frio
- Geram queimaduras, que lesam a pele. Para queimaduras, existem 4 graus, são eles:
•1º Grau: Gera eritema (vermelhidão).•2º Grau: Gera flictemas (a epiderme descola da derme, formando bolhas devido ao extravasamento de líquidos intersticial).•3º Grau: Gera escaras (perda da pele)•4º Grau: É a carbonização, podendo chegar até os ossos.# Calor e frio geram lesões parecidas até o 3º grau. Apenas o calor seco ou úmido geram a carbonização.# Quando há uma queimadura de 4º grau, levando a carbonização, a partir do momento que começa a queimar nervos periféricos, o individuo começa a se retrair, com punhos cerrados, pernas e braços retraídos e curvados, e a cabeça para trás.
Eletricidade
- A queimadura por eletricidade varia o nome de acordo da natureza da eletricidade.
- Se for provenientes de Choques Naturais (raios) tem-se:
•Fulguração: Se o individuo permanecer vivo.•Fulminação: Se o individuo morrer.- Se for provenientes de Choques Elétricos (tomadas) tem-se:•Eletroplessão: Se o individuo permanecer vivo.•Eletrocussão: Leva o individuo à óbito.# Na queimadura por eletricidade, a condução da eletricidade é conduzida pelos neurônios (neuro condução), gerando faíscas que queimam o individuo de dentro para fora. As vísceras ficam cozidas. É comum sair fumaça da barriga e cabeça devido a cozedura das vísceras e tecidos moles.
Agentes Mecânicos
- É importante observar a lesão e estimar qual objeto poderia ter provocado, pois contribui para a investigação do crime. A forma da lesão entrega o objeto da lesão.
- É analisado o orifício e o tamanho da lesão (3D) para identificar a arma agressora.
- Podem causar lesão por utiliza-se de pressão, força e velocidade para provocar a lesão. Sendo divididos em:
Contundentes
(Arma Branca)
- Ex.: Soco inglês, pedra, soco, chute.
·         Se o soco inglês for desferido contra a cabeça pode provocar óbito (traumatismo e hemorragia)
- Provocam a ruptura dos vasos (sangue ou linfa) gerando o acumulo de liquido no local atingido, sem cortes ou perfurações, não haverá nada além do hematoma ou equimose e edema.
- Lesão contundente: escoriações (caso sejam varias escoriações paralelas, espessura e profundidade, podemos definir como sendo arranhões por garras ou unhas); equimose (quando alcançam até o músculo); hematoma (quando atingem o músculo e pode atingir até órgãos mais profundos); contusões profundas; bossa sanguínea (galo/sangue acumulado); luxação; fratura [é descontinuidade de tecido ósseo, podendo ser exposta (interna ou externa) ou não exposta (o osso continua no eixo, mas houve descontinuidade óssea)].
Hematoma possui grande extensão já que o epicentro da lesão atingiu maior profundidade; já equimose tem extensão menor.
Após cirurgias estéticas ou não profundas, são geradas equimoses, porem estas com uma grande extensão.
Equimoses equiparadas à digitais são indícios de agressões domésticas
- Cor e Cronologia da Equimose:
·Vermelho escuro: após a lesão; Isso ocorre por que o sangue é oxidado devido acumulo de Hb.·Negro ou arroxeado: 2-3 dias após lesão·Azul: 3-6 dia após a lesão·Verde: 6-10 dias após a lesão·Verde amarelado: 10-15 dias após a lesão·Amarelada: 16-20 dias após a lesão# A coloração irá diminuindo devido a ação do sistema imune e fagocítico.

(Arma Branca)
- São Objetos que possuem ponta.
- Ex.: Compasso, tesoura, agulha, caco de vidro, estaca, flechas, etc.
- Nas lesões provocadas por objetos perfurantes são analisadas os orifício [diâmetro] e o tamanho da lesão, a profundidade é mais difícil de estimar.
- A ferida perfurante pode ser de 3 tipos:
·Tangencial: de raspão, sem entrar no corpo.
·Fixante: o objeto é introduzido e fica preso ao corpo.
·Transfixante: o objeto perfurante atravessa o corpo.

(Arma Branca)
- São objetos que possuem ao menos uma lâmina
- Ex.: Faca, espada, cacos de vidros
- As lesões possuem as extremidades mais finas e a parte mediana mais larga.
- Quando ocorre uma Lesão Cortante Profunda no PESCOÇO há 3 tipos de lesões:
·Esgorjamento: Corte na região anterior
·Degola: Corte na região posterior
·Decapitação: Corte completo (a cabeça separa-se do corpo).
Corto Contundentes
(Arma Branca)
- São objetos de corte com pressão
- Ex.: Machadinha, facão, inchada, etc.
- A lesão é um corte com pressão, e nem sempre o objeto utilizado para infringir a lesão é um objeto usual. Pode-se usar a boca, os dentes (em casos de crimes sexuais, por exemplo).
- As bordas da lesão não necessariamente estarão regulares, depende do tipo de lâmina usada.
- São encontrados 02 tipos de feridas:
·Mutilante: a contusão tira um pedaço completamente.
·Com retalho: a lesão provocada fica "pendurada", não é totalmente retirada.
Perfuro cortantes
(Arma Branca)
- Quando o objeto possui lâmina e ponta, e ambos são utilizados para infringir a lesão.
- Ex.: faca, espada, etc.
- A lesão apresenta uma perfuração e um deslizamento da lâmina. A extremidade é mais fina que a região inicial, que se apresentam mais larga;
- As extremidades podem ou não estarem irregulares, depende do objeto usado para ferir.
- Geralmente fica visível a lesão (parte inicial) o objeto que provocou a lesão.
 Perfuro contundentes
(Projéteis de arma de fogo)
- Projétil (bala inteira); Cartucho/estojo (capsula sem pólvora); Conjunto de projéteis é a munição.
- O projétil é formado por um projétil, estojo, e dentro do estojo há microesferas de chumbo e partículas de pólvora. Quando aperta o gatilho, ocorre uma "explosão" pequena, que provoca o disparo do projétil para frente, deixando o estojo, que será lançado para o lado direito.
- Após o disparo, a explosão faz com que a pólvora fique “grudada” nos poros na região das mãos e no rosto, por um período de até 24hs, mesmo que se lave. Por isso é possível fazer o exame RESIDUOGRAFICO [espécie de gel que quando em contato com pólvora fica na coloração acinzentada].
- A lesão, se for de tangencial, prova ser por arma de fogo a presença de queimadura, pois quando a arma é dispara, há uma pequena explosão junto ao projétil.
- O orifício da lesão de entrada ou saída deixa a borda da lesão diferente. Variando de acordo com a distância do disparo. Mas geralmente fica:
·Orifício de Entrada: com borda invertida (para dentro)
·Orifício de Saída: com borda evertida (para fora)
- A força do impacto é variável de acordo com a energia da arma. Sendo os de baixa energia - armas como revolver, 9mm; e os de alta energia - como as metralhadora, bazuca, 12, e HK.
·Quando um individuo é alvejado, primeiramente ele sente o calor do disparo e depois que sente a dor.
- Linha do projétil: os projéteis podem se fragmentar e provocar lesões maiores; mas com o local de entrada e saída e possível traçar a direção de onde veio a bala e a altura do atirador;
- Trajetória do tiro: é necessário saber (analisando os orifícios de entrada e de saída) para assim poder retirar os fragmentos do projétil; em alguns casos, se não for possível tirar o projétil, deixa no organismo, mas é interessante monitorá-lo, para evitar que ele se mova e vá parar em outro órgão e provoque mais dano.
- Projétil dum dum: quando colide com o corpo ele explode, e dentro do organismo ele vai explodindo e provocando mais dano.
- O disparo a curta distancia, deixa borda de entrada na pela nua a aparência de queimadura conhecida como Zona de Tatuagem; Se for em tecido, os fragmentos do tecido entram no corpo e aparece queimadura abaixo do tecido da roupa.

·Zona de Tatuagem: devido a microesferas de chumbo, que queimam a pele ao redor do orifício de entrada. Ficam impressas como uma tatuagem, em virtude do disparo à curta distância  na pele nua. 

·Zona de Esfumaçamento: num tiro de curta distancia na pela nua, a pólvora lançada fica impregnada na pele, deixando a área num tom cinza escuro.
·Num tiro na cabeça à curta distancia, o orifício de saída geralmente fica com borda evertida e estrelada.

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